O resíduo de cervejaria é um alimento com um bom teor proteico (20-23%) e energia similar ao do farelinho de trigo ou da polpa cítrica (68-70%) e teor de umidade de matéria eca de 18-24% podendo ser utilizado em complemento ao uso de milho como fonte de energia cujo excesso pode deprimir a ingestão (amido) e como alternativa a fontes proteínas como as dos farelos de soja e de algodão.
É bem aceito pelos animais o uso de até 15 kg (por vezes mais), não tendo sido relacionado a algum tipo de problema com a industrialização do leite de animais consumindo o produto.
As maiores dificuldades de seu uso residem na sua conservação já que o produto depois de alguns dias começa a fermentar muito (reduz seu valor nutritivo e a palatabilidade, pelo consumo de carboidratos e pela desnaturação de proteínas pelo aquecimento) e por possuir elevado teor de umidade (75-80%) demanda maior custo de transporte e armazenagem.
Em algumas regiões, verifica-se que a elevada demanda no período desfavorável estimula a ocorrência de irregularidades na entrega, entrega com maior teor de umidade e produtos conservados por ensilagem.
Nas regiões de boa oferta, costuma ter o preço da matéria seca equivalente ao preço do milho.
Costumamos efetuar o consumo m até 15 dias… (no verão quente e chuvoso, salpicamos um pouco de sal comum na superfície para reduzir acumulo de moscas e atrasar a fermentação).
Temos utilizado entre 12-15 kg de cevada úmida e complementamos outros componentes no balanceamento da dieta.
Não verificamos nenhuma altteraação de acidez no leite, com o teste de Dornic se mantendo normal, entre 16-18 e o pH entre 6,6 e 6,8.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *